Ad Code

Responsive Advertisement

Apodiense encontra moedas do século XVIII durante demolição da casa de Robson Lopes

Por volta das 13:00 horas de ontem, quatro homens que estavam fazenda a demolição da antiga casa de Robson Lopes, em Apodi, encontraram uma caixa, nela continha várias moedas desde a época de 1763, colônia, até a república, todas enroladas em um sutiã preto e dentro de uma caixa.

A casa foi comprada por Netinha, proprietária do 1° cartório de notas. Conversamos com Caio Valério, seu filho, que nos passou os detalhes. Segundo Caio a casa começou a ser demolida desde o início da semana para a construção do novo cartório. Caio não especificou quantas moedas seriam mais disse que pesam cerca de um quilo ao todo.

Entramos em contato com Amilca Lopes, advogado e filho de Robson Lopes, que falou não saber da real existência dessas moedas, mas sabia que seu pai gostava de colecionar e relatou que ele chegou a possuir 5 mil livros e 3 mil revistas.

Robson Lopes nasceu em 28 de agosto de 1927 e faleceu em 28 de dezembro de 1991, casou-se em 12 de abril de 1953, com Francisco Paiva Melo Lopes, natural de Apodi, e nascida em 28 de julho de 1937 e falecida em 5 de maio de 2004. Ele era filho de Antônio Lopes Filho, ex-vereador e bem conhecido na história da cidade de Apodi.


De acordo com um dos sites que negociam moedas antigas os preços de moedas da época da colônia podem chegar acima de 1 mil reais se for considerada rara. Caio revelou que pretende guardar as moedas em um depósito de vidro onde as conservará.

Reactions

Postar um comentário

4 Comentários

  1. A casa que foi demolida fora construída em antigo terreno em que ficava o muro da residencia do Coronel Lucas Pinto. Terá sido uma botija enterrada pelo velho líder político ?.

    ResponderExcluir
  2. Não se trata de nenhuma botija. Meu avô era colecionador e sabia a história de cada uma das moedas. Muito se fala sobre o valor comercial delas e pouco sobre o valor sentimental e a memória de quem foi Robson Lopes, que pra nós é o que realmente importa. Caio mostrou interesse em preservá-las e digo: está em muito boas mão. As famílias são amigas de longas datas e se respeitam. As pessoas poderiam fazer o mesmo, também.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Caio e a família que acredito ficará feliz em ver essas moedas expostas com a foto e biografia do colecionador e ilustre apodiense ROBSON LOPES, numa vitrine do futuro MUSEU LUISA CANTOFA.
    Lúcia Tavares já começou o projeto do referido Museu no Centro Histórico Cultural Tapuias Paiacus do Apodi. Fica a sugestão.
    Obrigada!
    Beijinhos
    Vivi


    ResponderExcluir